Comunicação saudável é um fator indispensável para qualquer relacionamento. Não é diferente nas organizações. Portanto, um dos primeiros sinais perceptíveis de que algo pode não estar certo com as suas equipas é a falta de comunicação entre as pessoas.

Se não quer cometer os mesmos erros de grande parte das empresas, confira este conteúdo, e descubra os principais sinais de que o seu ambiente de trabalho precisa e pode melhorar!

Falta de comunicação

Normalmente, somente quando a produtividade começa a cair é que os gestores percebem que há algo de errado com as suas equipas. Reconhecimento, qualidade de vida e outros fatores, são partes comumente negligenciadas na gestão de talentos.  

 Os colaboradores precisam de ser ouvidos e de ser considerados, receber feedback e estar a par de tudo o que acontece na organização, sejam mudanças pontuais ou nos próprios objetivos estratégicos. 

 Por isso, a Comunicação Interna é um fator essencial para quem pretende manter os ambientes saudáveis. É importante realizar reuniões periódicas de atualização, assim como dar feedbacks individuais, que permita que se conheça a avaliação sobre o desempenho que é feita de cada um e escute o que todos têm a dizer. 

Colaboradores desmotivados

Além de ser um sinal de que o ambiente não está saudável, a desmotivação dos colaboradores é um problema que gera riscos para a organização. As pessoas passam a ser negligentes nas suas funções, estabelecem uma baixa produtividade, aumentam os níveis de absenteísmo e de turnover. 

Reconhecer este sinal não é uma tarefa muito difícil. Além dos casos descritos acima, poderá ainda perceber: 

  • colaboradores a reclamar com mais frequência;
  • presença de conflitos e discussões;
  • falta de cooperação entre membros de uma mesma equipa;
  • excesso ou acúmulo de trabalho;
  • necessidade de um chefe presente para que as metas sejam cumpridas. 

Como líder, se pretende melhorar a satisfação e a motivação das suas equipas de trabalho, tenha em conta: 

  • inspirar por meio de um bom exemplo de liderança;
  • dar autonomia para que as pessoas tenham accountability ou auto-responsabilidade
  • remunerar de forma satisfatória e atrativa;
  • estimular a confiança e eliminar a micro-gestão;
  • tornar a comunicação um canal livre e aberto entre os níveis hierárquicos;
  • contratar pessoas que tenham valores semelhantes aos da sua organização. 

Ausência de Endomarketing

Esta é uma estratégia que visa à satisfação dos colaboradores da organizaçãoPortanto, são funções do Endomarketing, junto a área de Recursos Humanos: 

  • oferecer um ambiente de trabalho limpo, confortável e saudável;
  • garantir a infra-estrutura necessária para o bom desempenho das atividades;
  • manter canais de comunicação claros e abertos
  • respeitar e garantir os direitos trabalhistas;
  • criar eventos para integração das equipas;
  • reconhecer e premiar os colaboradores que dão o seu melhor pela empresa.