Quem faz uma empresa são as pessoas. E precisamos valorizar a comunicação com as pessoas, que sao os nossos clientes internos, do mesmo modo que fazemos para com os externos.
A comunicação interna é um tema importante dentro das empresas, não importa o seu tamanho, a maturidade ou o segmento de actuação. Além de se preocupar com o que é projectado nas mensagens de dentro da empresa para o exterior, também é preciso pensar na comunicação, no modo como ela ocorre dentro das suas próprias estruturas.
Falar em comunicação interna significa discutir a melhor forma da empresa comunicar-se com os colaboradores para, em seguida, potencializar a comunicação de uns com os outros e com as lideranças no formato mais eficaz possível.
Porque preocupar-se com comunicação interna?
Quem trabalha com comunicação interna será o responsável por todo o fluxo de conversas e mensagens (oficiais e não oficiais) dentro de uma organização. Pela importância da tarefa, fica clara também a importância de a acompanhar de perto, não é mesmo?
Comunicação interna forte promove internamente os valores e a cultura da empresa. Quando a gestão comunica-se bem com os colaboradores, a transparência é o primeiro valor transmitido. Quanto mais bem informada, mais valorizada se sente a equipa e mais motivada em alinhar-se aos objectivos definidos pela gestão.
Quanto maior o nível de envolvimento de um colaborador, maiores os níveis de moral na equipa. Na prática, os colaboradores ficarão motivados quando perceberem que são parte crucial do sucesso da empresa.
Outro ponto importante refere-se ao facto de a comunicação bem trabalhada alinhar o discurso da equipa. Quando a equipa comunica-se bem entre si, torna-se mais fácil evitar erros por falta de informação.
Também é através da comunicação interna que os objectivos da empresa podem ser explicados a todos os colaboradores, de modo a que cada indivíduo possa alinhar os seus objectivos e metas pessoais aos da empresa.
Como promover uma boa comunicação interna?
Como a comunicação interna tem um papel vital no sucesso do negócio, existe a necessidade crescente de melhorar os níveis de comunicação no dia-a-dia da empresa. Veja algumas sugestões para ajudá-lo a desenvolver uma comunicação interna ainda mais eficaz:
- Facilite o acesso à informação
Para engajar e estimular a produtividade, o colaborador deve conseguir chegar às informações que lhe são relevantes. Na prática, comunique mudanças, anuncie novidades e compartilhe de modo claro as informações não-sensíveis com a equipa, seja através dos gestores da empresa ou dos canais de comunicação oficiais.
- Estabeleça a cultura do feedback
De forma individual mas também em grupo, cultive a cultura do feedback para sempre retornar à equipa o que tem dado certo e o que precisa de ser melhorado. Desta forma, estabelece canais directos de diálogo que irão fomentar o crescimento das partes envolvidas.
- Use a tecnologia a seu favor
Tente sempre desenvolver canais a que os colaboradores já estejam familiarizados e que são utilizados no dia-a-dia. Aproveite inclusive os canais digitais que a sua equipa usa para tornar a comunicação mais dinâmica, ágil e até mesmo mais divertida.
- Promova a interação directa
Usar a tecnologia é imprescindível, mas o face to face, a comunicação directa ou interpessoal, também conta muito na comunicação interna. Garantir que a equipa interaja pessoalmente também é importante para evitar as interpretações erradas que a comunicação escrita pode causar.