Comunicação saudável é um fator indispensável para qualquer relacionamento. Não é diferente nas organizações. Portanto, um dos primeiros sinais perceptíveis de que algo pode não estar certo com as suas equipas é a falta de comunicação entre as pessoas.
Se não quer cometer os mesmos erros de grande parte das empresas, confira este conteúdo, e descubra os principais sinais de que o seu ambiente de trabalho precisa e pode melhorar!
Falta de comunicação
Normalmente, somente quando a produtividade começa a cair é que os gestores percebem que há algo de errado com as suas equipas. Reconhecimento, qualidade de vida e outros fatores, são partes comumente negligenciadas na gestão de talentos.
Os colaboradores precisam de ser ouvidos e de ser considerados, receber feedback e estar a par de tudo o que acontece na organização, sejam mudanças pontuais ou nos próprios objetivos estratégicos.
Por isso, a Comunicação Interna é um fator essencial para quem pretende manter os ambientes saudáveis. É importante realizar reuniões periódicas de atualização, assim como dar feedbacks individuais, que permita que se conheça a avaliação sobre o desempenho que é feita de cada um e escute o que todos têm a dizer.
Colaboradores desmotivados
Além de ser um sinal de que o ambiente não está saudável, a desmotivação dos colaboradores é um problema que gera riscos para a organização. As pessoas passam a ser negligentes nas suas funções, estabelecem uma baixa produtividade, aumentam os níveis de absenteísmo e de turnover.
Reconhecer este sinal não é uma tarefa muito difícil. Além dos casos descritos acima, poderá ainda perceber:
- colaboradores a reclamar com mais frequência;
- presença de conflitos e discussões;
- falta de cooperação entre membros de uma mesma equipa;
- excesso ou acúmulo de trabalho;
- necessidade de um chefe presente para que as metas sejam cumpridas.
Como líder, se pretende melhorar a satisfação e a motivação das suas equipas de trabalho, tenha em conta:
- inspirar por meio de um bom exemplo de liderança;
- dar autonomia para que as pessoas tenham accountability ou auto-responsabilidade
- remunerar de forma satisfatória e atrativa;
- estimular a confiança e eliminar a micro-gestão;
- tornar a comunicação um canal livre e aberto entre os níveis hierárquicos;
- contratar pessoas que tenham valores semelhantes aos da sua organização.
Ausência de Endomarketing
Esta é uma estratégia que visa à satisfação dos colaboradores da organização. Portanto, são funções do Endomarketing, junto a área de Recursos Humanos:
- oferecer um ambiente de trabalho limpo, confortável e saudável;
- garantir a infra-estrutura necessária para o bom desempenho das atividades;
- manter canais de comunicação claros e abertos
- respeitar e garantir os direitos trabalhistas;
- criar eventos para integração das equipas;
- reconhecer e premiar os colaboradores que dão o seu melhor pela empresa.