É comum pensarmos que quando se precisa de uma identidade empresarial referimo-nos especificamente ao logotipo e à identidade visual. O logotipo é um dos aspectos que uma identidade empresarial deve conter, no entanto, não representa as características essenciais da empresa.
A identidade da empresa é o conjunto de características que a tornam única e expressam a sua cultura organizacional. Muito além da estética, o conceito está ligado à Missão, Visão e Valores e é transmitido em todas as relações comerciais, ações de comunicação e operações da empresa.
A maioria das empresas de pequeno e médio porte em Moçambique não dispõe de identidade empresarial claramente definida, escrita, divulgada interna ou externamente. Significa dizer que a missão da empresa só existe em pensamento, na mente dos donos ou sócios da empresa.
Mas como podem então os colaboradores identificar exatamente a razão da existência da empresa? Como podem eles saber o que é importante, que atitudes se espera deles, que comportamentos devem ser valorizados, expressados, ou ainda, como serão avaliados pelos gestores?
E o que são a “missão, visão e valores”? Estes elementos têm a finalidade de moldar a identidade de uma empresa, estabelecendo referências que irão ditar o seu comportamento no mercado, como ela será visualizada por concorrentes e parceiros, de que forma será identificada pelos clientes, dentre outros aspectos.
Ao elaborar a “missão, visão e valores” da sua empresa, é necessário que se responda a determinadas perguntas. Veja alguns pontos abaixo:
1. Missão
O que faz? Para quem faz? Qual é a sua finalidade? Como e onde é feito?
2. Visão
Como a empresa se vê a longo prazo e onde pretende chegar? O que pretende alcançar? Que tipo de produtos oferecerá? Como deseja ser vista por clientes e parceiros?
3. Valores
Como os colaboradores se devem comportar? Como os colaboradores se relacionam entre si? Como a empresa se relaciona com os clientes? Como a empresa faz negócios?
A identidade é um importante elemento, pois é ela que vai trabalhar a primeira imagem que o cliente vai ter da marca. O logotipo e toda a identidade visual vai então sintetizar de forma clara e objetiva tudo o que se quer mostrar ao mercado.
Quando uma empresa consegue declarar que valores quer criar para os seus stakeholders, ela consegue motivar a todos os envolvidos a direcionarem os seus esforços a um objetivo maior.