É por meio da empatia e da comunicação que as pessoas conhecem as convicções umas das outras, descobrem as afinidades e desenvolvem a admiração, aspectos considerados fundamentais para a criação de laços de confiança numa equipa de sucesso. Mas qual será afinal o papel da comunicação para superar as dificuldades em liderar?
Veja aqui as razões pelas quais deve melhorar a forma como se comunica:
Comunicar gera confiança
Quando um líder pretende alcançar bons resultados, ele espera que os membros da equipa acreditem nas suas capacidades, mas que também confiem no seu caráter e na sua integridade. A confiança permite que os colaboradores abracem as ideias do líder e assumam alguns riscos para alcançar as metas estipuladas. Mas para gerar confiança a comunicação clara, empática, relevante e consistente deve fazer parte do dia-a-dia da liderança.
Comunicar evita informações desencontradas
Quando os colaboradores ou os setores de uma empresa ou organização trabalham com informações desencontradas, é impossível que os processos ocorram de forma ordenada, o que afeta diretamente os resultados. Se a empresa tem boas rotinas de comunicação, utiliza as ferramentas adequadas às suas necessidades, e os seus líderes têm habilidades que permitem a transmissão das mensagens de forma clara, é muito provável que todas as partes da empresa consigam entregar resultados para o sucesso da empresa.
Comunicar cria um ambiente colaborativo
Para que uma equipa tenha êxito, ela deve combinar as capacidades de todos os colaboradores de modo eficiente, com a finalidade de alcançar um objetivo conjunto. Mas é necessário que o líder consiga criar um ambiente colaborativo, no qual cada um assuma as suas responsabilidades e ajude os outros a evoluírem. Quando o líder consegue estabelecer uma comunicação efetiva com a equipa e entre os colaboradores membros da equipa, as resistências são quebradas e a colaboração acontece naturalmente, beneficiando a todos.
Comunicar auxilia na resolução de conflitos
Conflitos são comuns dentro de uma empresa, mas é a forma como o líder os enfrenta que define como estes conflitos vão afetar os resultados da equipa. Os conflitos quase sempre estão relacionados à comunicação, ou melhor, ao mau uso dela, e a solução, invariavelmente, passa por este elemento. Quando o líder utiliza a comunicação de forma eficaz, isto reflete-se na equipa, evitando o surgimento de embates, que passam a ser resolvidos rapidamente e sem grandes consequências.
Comunicar ajuda a motivar os colaboradores
Para uma equipa obter sucesso, todos os seus membros devem estar altamente motivados e dispostos a buscarem os objetivos conjuntos. É por meio da boa comunicação que o líder consegue estimular e inspirar os colaboradores.
Comunicar impulsiona o desenvolvimento dos colaboradores
O líder deve esforçar-se em conhecer os colaboradores para poder ajudá-los a desenvolverem as suas principais capacidades e a superarem as suas limitações e, mais uma vez, é a comunicação que permite que tal ocorra. Quando o líder tem uma boa comunicação, consegue deixar os colaboradores confortáveis para compartilharem as suas expectativas e opiniões, o que possibilita que ele entenda o que é necessário para a evolução de cada colaborador e que pontos são mais importantes para o sucesso da equipa.
Comunicar contribui para a retenção de talentos
Para além do desenvolvimento, a boa comunicação facilita a criação de um ambiente agradável. Estes aspectos são fundamentais para que os colaboradores queiram permanecer na empresa, pois estão satisfeitos com o clima da equipa e sentem que estão a ser liderados por alguém que os quer fazer evoluir.
Comunicar estimula o autoconhecimento
Quanto melhor for a comunicação de um líder, melhor ele conhecerá a sua equipa e, consequentemente, melhor conhecerá sobre si mesmo. Este autoconhecimento é essencial para o desenvolvimento profissional, porque mostra as habilidades que devem ser adquiridas e aperfeiçoadas para superar os desafios que surgem diariamente.
Para obter sucesso, um líder deve entender que a Comunicação é acima de tudo uma troca, na qual as necessidades e as preocupações dos colaboradores importam e podem ajudá-lo a evoluir.
Quando um profissional consegue compreender e utilizar as expressões verbais no trabalho de forma eficiente, para além de aplicar boas técnicas e ferramentas para agilizar os processos, os resultados positivos aparecem.